top of page

1917: dever, horror e desespero

  • Foto do escritor: JORGE MARIN
    JORGE MARIN
  • 18 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de ago.


1917 veio, de certa maneira, suprir uma carência de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial, pois a última grande produção sobre o conflito foi feita em 1930 (Nada de Novo no Front, de Lewis Milestone, filmado 12 anos depois do fim da guerra).

Portanto, a obra do diretor de roteirista Sam Mendes traz à tona um relato fiel, como se fosse um documentário, sobre um marco divisório sobre a forma de nações se enfrentarem. Longe do aparato tecnológico das produções modernas, 1917 ainda guarda semelhanças com as guerras bárbaras.

A cinematografia de Roger Deakins em forma de um plano-sequência único coloca o espectador dentro da cena, acompanhando a ação a somente alguns passos o que tem um efeito angustiante e por vezes de asfixia. A sensação de andar dentro das trincheiras é incomparável.

Num cenário escatológico e desolado, uma história de obediência, dedicação e perseverança é contada. No dia 16 de abril de 1917, dois batalhões britânicos estão prestes a caírem numa armadilha que pode resultar na morte de 1600 soldados.

A aviação aliada (que ainda não havia adaptado armas a bordo) fez um reconhecimento aéreo mostrando que os alemães simularam uma retirada para emboscar os ingleses. Sem ter como comunicar sobre a armadilha, o Comando Aliado decide enviar dois cabos à chamada Terra de Ninguém.

Um deles, Blake (Dean-Charles Chapman), é irmão de um tenente que se encontra num dos batalhões ameaçados. O outro, Schofield (George MacKay) é escolhido por puro acaso.

A aventura da dupla ocorre em tempo real, primeiro entre as trincheiras amigas, até atingir os perigos desconhecidos da Terra de Ninguém. Prosseguem através de um bunker subterrâneo alemão abandonado. Acidentes acontecem entre um cenário de horror e destruição.

Como a nos lembrar que este é um filme de guerra, e não apenas de horror, ocorrem tiroteios, perseguições e mortes estúpidas. Aos poucos, o cansaço vai dando lugar ao desespero, até que nós, lado a lado com os personagens, começamos a duvidar do sucesso da missão.

ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Tópicos

© 2025 por Filmes Fodásticos. Orgulhosamente criado com Wix.com

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

bottom of page