top of page

Tess: sedução inevitável?

  • Foto do escritor: JORGE MARIN
    JORGE MARIN
  • 17 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.


Tess foi o primeiro filme dirigido por Roman Polanski após sua fuga da América para fugir às acusações de estupro.

Não há como falar não desse assunto (estupro) quando se analisa Tess, pois é essa a grande questão também do livro Tess of the d’Urbervilles do escritor britânico Thomas Hardy.

O filme é soberbo. A fotografia de Geoffrey Unsworth, que morreu de ataque cardíaco durante as filmagens, é belíssima.

Nastassja Kinski é tão perfeitamente linda, recatada e vulnerável que sua sedução parece inevitável.

Enviada pelo pai, um fazendeiro beberrão do condado de Wessex, para visitar uma família abastada de quem acreditam serem parentes, a jovem Tess recebe uma proposta de emprego do seu suposto primo, o ávido Alec que, no primeiro diálogo, já pergunta se a moça estaria vindo em busca de prazer.

Estuprada pelo “primo”, Tess retorna à fazenda dos pais onde se descobre grávida. O filho, doente, logo morre, mas Tess é proibida de enterrá-lo num cemitério cristão devido à sua origem e à certeza da sociedade local de que a morte da criança seria um castigo de Deus.

Tess vai ordenhar vacas em uma fazenda e conhece o filho do pastor, Angel Clare, por quem se apaixona. Por artes do destino, Tess não consegue contar o seu segredo para o seu futuro marido, só conseguindo fazê-lo em sua noite de núpcias. O amado não suporta absorver a verdade e deixa a esposa, indo para o Brasil em busca de uma nova vida.

Abandonada, Tess volta a ser assediada pelo primo a quem rejeita a princípio, mas de quem se torna amante para ajudar sua (agora viúva) mãe e seus irmãos.

Doente, Angel retorna da América profundamente arrependido pela forma que tratou Tess e, após muitas buscas, consegue lhe pedir perdão na casa onde a moça mora com Alec.

Presa num turbilhão de dúvidas, culpas e arrependimentos, Tess resolve eliminar o responsável pelo seu sofrimento absurdo, foge com Angel e enfim consumam o seu feliz casamento.

Presa pela polícia em Stonehenge, um conhecido altar de sacrifícios, Tess é presa e condenada à morte.

ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Tópicos

© 2025 por Filmes Fodásticos. Orgulhosamente criado com Wix.com

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

bottom of page