top of page
Buscar

Aranhaverso: universos paralelos à animação

  • Foto do escritor: JORGE MARIN
    JORGE MARIN
  • 5 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de fev. de 2022


Homem-Aranha: No Aranhaverso é um filme que ultrapassa o conceito raso de animação e lança (teias?) numa trama bem elaborada que acaba se constituindo numa obra autônoma, muito além do universo bocó dos heroizinhos de Hollywood, e com pretensões artísticas inimagináveis.

A história subverte o que se acostumou a ver nos filmes nascidos de histórias em quadrinho. Para início de conversa o herói, Miles Morales, é um garoto do Brooklyn, descendente de negros e porto-riquenhos. No início, o grande drama da vida do rapaz é a dificuldade de se enturmar com o pessoal de sua nova escola particular, onde foi levado pelo seu pai (às vezes literalmente, de viatura), um policial durão que desaprova veementemente o trabalho do justiceiro Homem-Aranha que (calma!) existe e não é, ainda, o nosso personagem principal.

O roteiro é construído dentro da noção de múltiplos universos, mas estes conceitos em nada pesam o desenvolvimento das cenas, sempre executadas com muita precisão e beleza. Aliás, o que chama a atenção no Aranhaverso é a força das imagens, que ocorrem naturalmente sem se prender a nenhum estilo específico.

Em nenhum momento, o filme tenta convencer os espectadores de que não é uma animação. Pelo contrário, as cores explodem na tela, numa psicodelia que sobrepõe as texturas de antigos gibis com os modernos recursos de live action. O surpreendente é que tudo é feito ao mesmo tempo, sobrepondo elementos toscos com um design altamente evoluído.

Quando os diversos homens-aranhas começam a surgir, como efeito colateral de um acelerador de partículas capaz de fundir vários multiversos, o impacto visual se acentua, pois há uma mescla de estilos, inclusive o bizarro Porco Aranha em 2D, ou o Homem-Aranha Noir em preto e branco. No entanto, a direção de arte é perfeita, os diálogos se mantêm coerentes e, o que é a grande qualidade do filme, o bom-humor é contagiante.

Mesmo concluída a luta com o Rei do Crime e resolvido o conflito com o seu pai, o novo Homem-Aranha deste universo continua conectado com universos paralelos, o que culmina com uma sensacional cena nos pós-créditos.

 
 
 

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Tópicos

© 2023 por Filmes Fodásticos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page