top of page
Buscar

Guerra Fria: intensidade inexplicável

  • Foto do escritor: JORGE MARIN
    JORGE MARIN
  • 2 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de fev. de 2022


Guerra Fria é um filme surpreendente em todos os aspectos. A começar pelo formato da tela 4:3, quase quadrada, em contraste com a moderna tendência das produções em widescreen. A fotografia belíssima, do jovem cinematógrafo polonês Łukasz Żal, apresenta um preto e branco resolvido num claro-escuro impactante e intimista.

Acompanhando a trajetória de um casal improvável, um maestro que pesquisa canções folclóricas e uma cantora e dançarina, o filme relata o relacionamento de 15 anos, ocorrido principalmente nos anos 50s, que, em qualquer outra produção, seria uma epopeia, mas aqui se reduz a cenas rápidas de uma paixão que transita entre a intensidade inexplicável e a impossibilidade desafiada. Embora o tempo seja linear, ocorre em espaços irregulares e sem nenhuma dica sobre quando a cena ocorre.

É como se o roteiro quisesse provar a todo instante que a realidade sempre se encarrega de demolir todos os planos e sonhos. Assim é que o grupo de tradições polonesas que pretende representar a verdadeira arte rural acaba “aparelhado” pelo partido comunista, desfraldando um gigantesco pôster de Lenin. O músico Wiktor convida sua amada Zula para atravessar a fronteira para o ocidente em Berlim (ainda não havia o muro), mas a moça tem outras prioridades.

A partir desse primeiro desencontro, outros ocorrem. Paris não corresponde ao ideal sonhado por Wiktor, que se torna pianista de um clube e faz trilhas sonoras para filmes de terror. Eventualmente eles ficam juntos, mas a relação não dá certo. O músico tenta voltar à Polônia, vai à Iugoslávia assistir a uma apresentação da trupe Mazurek só para ver Zula, mas nada disso igualmente funciona.

O final do filme é de uma beleza arrebatadora. Após passar por todas as desventuras e conseguir ultrapassar barreiras geográficas, políticas e psicológicas, o casal, que tem o nome dos pais do diretor Pawlikowski, finalmente soluciona a questão de permanecerem juntos. Para todo o sempre.

 
 
 

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Tópicos

© 2023 por Filmes Fodásticos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page