Fargo: único e incomparável
- JORGE MARIN
- 14 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Fargo tem início com uma tela branca e, à medida que os créditos iniciais vão surgindo, aparece a paisagem gelada de Dakota do Norte, com o estranho voo de um pássaro no meio da neve. Há um alerta de que a história conta um fato real acontecido em Minnesotta em 1987, mas que os nomes reais foram trocados “em respeito aos mortos”.
As locações foram feitas nos dois estados vizinhos, e nas cidades onde ocorreu a tragédia. Parece um filme feito “em casa”, visto que os realizadores, os irmãos Cohen, Ethan e o diretor Joel, foram criados Minneapolis.
Toda expectativa cai por terra à medida que a história vai evoluindo, chegando ao ponto de não se saber ao certo se estamos assistindo a uma tragédia, como prometido, ou uma sátira, passando por comédia, suspense ou policial. É um filme único, incomparável, onde transições ocorrem de forma suave, e até mesmo a violência parece “natural”.
A história gira em torno de um vendedor de carros fracassado, Jerry Lundegaard (William H. Macy) que necessita desesperadamente de dinheiro para um negócio que pode salvá-lo da falência e também da dominação do seu sogro rico (Harve Presnell) que não por acaso é o dono da agência de carros onde Jerry trabalha.
Para viabilizar seu investimento, Jerry resolve contratar dois pilantras esquisitos chamados Showalter e Grimsrud (Steve Buscemi e Peter Stormare) para sequestrar sua esposa Jean (Kristin Rudrud) e dividir o resgate de 80 mil dólares, a ser pago pelo sogro Wade. Simples assim. Só que não, pois tudo dá errado e todas as expectativas se transformam em pesadelo das formas mais surpreendentes possíveis.
Na metade do filme, alguns corpos começam a aparecer, congelados. Chamada para investigar os possíveis assassinatos, a chefe de polícia da cidadezinha fronteiriça de Brainerd, Marge Gunderson (Frances McDormand), também tem um perfil inesperado: grávida, precisa ter sua viatura empurrada para o motor pegar e, antes de ir para a delegacia, passa no mercado para comprar minhocas para o seu marido Norm (John Carrol Lynch) pescar.

Comments