Ad Astra: em busca do que a ciência afirma que não existe
- JORGE MARIN
- 28 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2022
Ambientado num “futuro próximo”, Ad Astra - Rumo às Estrelas de James Gray consegue contar uma história consistente e ambiciosa que, apesar da lentidão da narrativa, prende a atenção até o final, e proporciona momentos belos e surpreendentes.
No entanto, a imagem mais árida talvez seja o rosto em close-up do astronauta Roy McBride (Brad Pitt), famoso por ser filho de um lendário explorador espacial, H. Clifford McBride (Tommy Lee Jones) e por ter um equilíbrio psicológico perfeito, jamais atingindo um marca de batimentos cardíacos por minuto superior a 80, nem mesmo quando cai de uma superantena que chega à estratosfera.
Isso faz com que essa major se orgulhe de aceitar todas as missões que lhe são atribuídas sem questionar e sem permitir que os desejos de sua esposa Eve (Liv Tyler) interfiram interfiram em sua vida profissional, tomando apenas decisões lógicas.
Após se recuperar do acidente da antena, Roy descobre que a causa da instabilidade do funcionamento da torre foi uma série de sobrecargas de energia causadas por um dispositivo antimatéria estacionado próximo ao planeta Netuno. Segundo os cientistas essa fonte de raios poderia ser a nave do histórico Projeto Lima que, há 30 anos, levou uma equipe de pesquisadores àquele local para investigar a existência de vida extraterrestre no universo, capitaneada justamente pelo McBride pai.
A nova missão do sempre equilibrado militar é ir até o planeta Marte para transmitir uma mensagem para rastrear o paradeiro do seu pai, que ele julgava morto há muitos anos. No caminho para o planeta vermelho alguns contratempos acontecem (como ataque de piratas espaciais na Lua) que parecem introduzidos para atrair fãs de batalhas galáticas ou apenas para quebrar a monotonia do filme, embora extremamente bem feitos.
Quando Roy se descobre na situação de ser utilizado como isca para atrair a atenção do pai que supostamente está envolvido em um ataque à Terra, seu equilíbrio emocional e psicológico são postos à prova, embora sua determinação o leve até a presença do (seu) criador.

Comments