top of page
Buscar

Joias Brutas é um caos constante

  • Foto do escritor: JORGE MARIN
    JORGE MARIN
  • 3 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de fev.


Joias Brutas é um filme asfixiante, com uma narrativa rápida, diálogos superpostos e abordagem sempre surpreendente. Não há como prever movimentos e os atores agem como se não houvesse um script, dificilmente se escutando uns aos outros, exatamente como fazemos em nosso mundo real. A maioria das cenas passa pela perspectiva de Howard Ratner (Adam Sandler).


Logo somos apresentados a esse protagonista explosivo de dentro para fora: a cena inicial é uma colonoscopia. Ação contínua, Howard está nas ruas de Nova York a caminho de sua joalheria, esbarrando e interagindo com todo tipo de vigaristas, larápios e donos de lojas de penhores abusivas.


A chegada em sua loja revela mais situações caóticas: entre os clientes, há dois bandidos contratados pelo seu cunhado Arno (Eric Bogosian), com o qual Howard tem uma dívida que jamais paga porque está sempre apostando o dinheiro que consegue ganhar.


Dividindo sua vida entre a esposa (em fase de separação) Dinah (Idina Menzel) e sua amante Julia (Julia Fox), o empresário judeu parece estar constantemente no fundo do poço, e cavando. Sua última esperança é um último McGuffin: um pedaço de rocha incrustado por opalas multicoloridas que vemos no início do filme ter saído de uma mina na Etiópia.


Levado pelo sócio comercial Demany (LaKeith Stanfield), o astro de basquetebol Kevin Garnett (o próprio) se encanta com a joia e pede para levá-la ao jogo dos Celtics como um amuleto; deixa em garantia o seu anel de campeão da NBA. Howard não tem dúvidas: penhora o anel e aposta tudo no jogo em que Garnett irá atuar.


Quanto Howard espera receber o anel de volta, para levá-lo ao suposto leilão milionário, o atleta não devolve. Com isso, o joalheiro não consegue recuperar o anel, além de as represálias dos cobradores de Arno irem se tornando cada vez mais pessoais e violentas.


O resultado é um humor característico dos irmãos Safdies, que dirigem o filme. Embora cativante, não é uma estética capaz de provocar riso, mas somente angústia. Se o final era mais ou menos esperado, nos parece pouco lapidado.



1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Tassio Knop
Tassio Knop
Dec 15, 2023
Rated 4 out of 5 stars.

Cara eu não consegui assistir esse filme até o final

da muita ansiedade

Like

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Tópicos

© 2023 por Filmes Fodásticos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page