top of page
Buscar

O Farol é um pesadelo

  • Foto do escritor: JORGE MARIN
    JORGE MARIN
  • 4 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de fev. de 2022



O Farol é um pesadelo. Filme de terror pode ser, muitas vezes, o resultado de uma vida a dois em isolamento. O diretor Robert Eggers captura essa imagem e a leva às últimas consequências em uma bela reconstrução em preto e branco do cenário desolado de um farol em uma ilha de difícil acesso no meio do oceano na Nova Inglaterra.


Utilizando um formato de tela na proporção 1,19:1, como a nos lembrar de algum filme expressionista alemão dos anos 1930, o filme mostra a chegada de dois guardiões ao farol para substituir a antiga guarnição: o veterano Thomas Wake (Willem Dafoe) e o novato Ephraim Winslow (Robert Pattinson).


Wake age como se fosse o dono do local, guarda a chave da entrada do topo da torre e só ele cuida da luz. A Winslow, são reservadas as tarefas menos nobres, como a alimentação da fornalha e esvaziar os penicos. O faroleiro veterano tem um discurso assustador, contando ao novato que seu antigo auxiliar enlouqueceu.


Logo percebemos essa “lógica” da loucura entrar na narrativa: as fantasias eróticas de Winslow se materializam na forma de uma sereia com sua anatomia detalhadamente exibida, mas também as visões aterrorizantes vão tomando conta da narrativa, ao ponto de não sabermos se o que está sendo exibido é real ou produto de alucinação.


Completamente alterados, os dois personagens mergulham numa intimidade extrema onde dançam, cantam e quase se beijam, mas quase se matam. Em um alojamento completamente tomado pela água, eles chafurdam na lama, e, com a extensão da história (o filme tem 1h 50), sentimo-nos desconfortáveis com a crueza das imagens.


Os últimos quinze minutos são tomados por imagens perturbadoras, que lembram às vezes cenas de Buñuel. Nessa hora, o intimismo, muito semelhante a uma peça teatral, se abre para uma estética icônica, onde imagens arquetípicas com inspiração mitológica conduzem a um fim trágico ao qual o herói que ousou roubar o fogo dos deuses foi submetido.


ree

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Tópicos

© 2023 por Filmes Fodásticos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page